Tokens e Variables

Tokens são uma forma de armazenar valores de estilo, para que os mesmo valores sejam utilizados de forma consistente em arquivos e plataformas diferentes.

O que é um Design Token?

Os Design Tokens representam as pequenas e repetidas decisões de design que compõem o estilo visual do Design System. Os tokens substituem valores estáticos, como hexadecimais para cores, por nomes auto explicativos.

Um token consiste em 2 partes:

  1. Um nome semelhante a um código, como cifraBrand/foreground/dynamic/70

  2. Um valor associado, como #FF6600

O valor associado ao token pode ser muitas coisas: uma cor, especificações de uma tipografia, uma medida ou até mesmo outro token.

Exemplo de um token de referência e seu valor de cor
  • O uso de design tokens em vez de valores codificados pode simplificar o trabalho de criação, manutenção e dimensionamento de produtos com um Design System.

  • O sistema de tokens é um formato agnóstico, que independe de plataforma, mas pode ser utilizado em cenários específicos de cada linguagem;

  • Os tokens ajudam a manter o alinhamento e a consistência em um Design System.

Os Design Tokens conectam as escolhas de estilo, entre times, que antes não teriam uma relação clara. Por exemplo, se o designer e o desenvolvedor usarem o mesmo token, como o cifraBrand/foreground/dynamic/70, a mesma cor será usada em ambos os locais, mantendo a consistência. E caso esse estilo seja atualizado, as atualizações de estilo serão propagadas de forma consistente por todo um produto ou conjunto de produtos.

Criação nomenclatura

Para criação das nomenclaturas de tokens e variables que possuem mais de uma palavra, utilizamos a variação de cammel case para documentar.

Princípios Básicos

↳ CammelCase

Para palavras compostas, que juntas significam alguma função atribuída, por exemplo "Border Radius", utilizamos a sequencia de letra minúscula na primeira palavra seguida por letra maiúscula na segunda palavra.

Exemplos:

↳ Hífen

Para descrevermos escalas atribuídas a alguma função mas que não são palavras compostas, utilizamos o hífen "-" como padrão, exemplo: "large-3x"

Exemplo:

Esse tipo de semântica é essencial para facilitar a organização e consistência.

A estrutura acima é a base da criação inicial de um token e pastas. Existe uma série de outras regras em como estruturar as pastas e collections que este token pertence, onde atualizaremos neste arquivo no futuro.

Tipografias

Nas aplicações semânticas dos tokens você encontrará a seguinte hierarquia:

Exemplo acima utilizando o token $title-strong-large-x que pertence ao estilo Title

É extremamente importante mantermos a hierarquia dos tokens para padronização e otimização do trabalho, de forma que fique fácil leitura e manutenção.

Atualizado