Spacings

Os spacings são fundamentais para criar harmonia e organização visual nos layouts, garantindo que os elementos tenham o respiro necessário para facilitar a leitura e a interação do usuário.

✅ Atualizado (30/06/2025) - Ver detalhes

Junho 2025

  • 30/06/2025 .Adicionamos a categoria de tokens largerOnTablet e dentro dela o token base-largeX-base

Abril 2025

  • 23/04/2025

    . Adicionamos 5 novos tokens fixedBeforeTablet à nossa coleção.Esses tokens nos permitirão fazer mais transições de tamanho entre devices

    Sendo eles:

    fixedBeforeTablet - small-base, base-small, base-large, base-largeX, large2x-largeX . Além disso, atualizamos a visualização das referências no inicio dessas tabelas, para facilitar a leitura e identificação dessas transições na tabela.

Guia de Espaçamentos

Fixed

Espaçamentos Fixed se mantém os mesmos entre todos os breakpoints.

Ref
Tamanho
Token
Diferença

2px/dp

spacing-small3x

+2px/dp

4px/dp

spacing-small2x

+2px/dp

8px/dp

spacing-smallX

+4px/dp

12px/dp

spacing-small

+4px/dp

16px/dp

spacing-base

+4px/dp

20px/dp

spacing-large

+4px/dp

24px/dp

spacing-largeX

+4px/dp

32px/dp

spacing-large2x

+8px/dp

40px/dp

spacing-large3x

+8px/dp

48px/dp

spacing-large4x

+8px/dp

60px/dp

spacing-large5x

+12px/dp

72px/dp

spacing-large6x

+12px/dp

84px/dp

spacing-large7x

+12px/dp

96px/dp

spacing-large8x

+12px/dp

Regra dos 4px

A regra dos 4 pixels é um princípio de design amplamente utilizado para garantir consistência e coesão nos espaçamentos dentro de um layout, incluindo aqueles criados no Figma ou em outras ferramentas de design. A ideia por trás dessa regra é que, ao ajustar os espaçamentos entre elementos em um design, é preferível utilizar múltiplos de 4 pixels (ou seja, 4px, 8px, 12px, 16px, etc.).

Isso é útil por várias razões:

1

Consistência

Ao seguir múltiplos de 4 pixels, você cria uma grade visual que proporciona uma sensação uniforme e organizada.

2

Facilidade de implementação

Ao utilizar a regra, você facilita o trabalho dos desenvolvedores, pois eles podem traduzir as dimensões diretamente para valores de pixels no código.

3

Acessibilidade

Ajuda a criar espaçamentos mais consistentes e confortáveis para os usuários. Tamanhos de fonte, margens e preenchimentos consistentes podem contribuir para uma experiência mais agradável e acessível para todos.

4

Escalabilidade

Ao criar layouts baseados em múltiplos de 4 pixels, você está criando um sistema que é mais fácil de ajustar e adaptar a diferentes tamanhos de tela e dispositivos.

Vale ressaltar que, embora a regra dos 4 pixels seja uma diretriz comum, ela não é uma regra rígida que sempre deve ser seguida. Em alguns casos, pode ser necessário desviar dessa regra para atender a requisitos específicos do design ou da interação, ex.: na nossa tabela existe o valor de 2px de espaçamento para casos extraordinários.

No entanto, em geral, essa regra serve como uma boa prática para ajudar a manter a consistência e a qualidade do produto.

Dynamic

Espaçamentos Dynamic mudam de acordo com os breakpoints.

Existem 3 categorias para Espaçamentos Dynamic :

fixedAfterTablet

fixedAfterTablet são espaçamentos que têm um valor diferente apenas no breakpoint <700

Ref
Breakpoint <700
Breakpoint ≥700
Breakpoint ≥1200
Token
4 - 8 - 8

4px/dp

8px/dp

8px/dp

small2x-smallX

8 - 12 - 12

8px/dp

12px/dp

12px/dp

smallX-small

12 - 16 - 16

12px/dp

16px/dp

16px/dp

small-large

16 - 20 - 20

16px/dp

20px/dp

20px/dp

base-large

16 - 24 - 24

16px/dp

24px/dp

24px/dp

base-largeX

24 - 32 - 32

24px/dp

32px/dp

32px/dp

largeX-large2x

fixedBeforeTablet

fixedBeforeTablet são espaçamentos que têm um valor diferente apenas no breakpoint ≥1200

Ref
Breakpoint <700
Breakpoint ≥700
Breakpoint ≥1200
Token
0 - 0 - 2

0px/dp

0px/dp

2px/dp

null-small3x

12 - 12 - 16

12px/dp

12px/dp

16px/dp

small-base

12 - 12 - 24

12px/dp

12px/dp

24px/dp

small-largeX

16 - 16 - 12

16px/dp

16px/dp

12px/dp

base-small

16 - 16 - 20

16px/dp

16px/dp

20px/dp

base-large

16 - 16 - 24

16px/dp

16px/dp

24px/dp

base-largeX

16 - 16 - 32

16px/dp

16px/dp

32px/dp

base-large2x

24 - 24 - 32

24px/dp

24px/dp

32px/dp

largeX-large2x

32 - 32 - 24

32px/dp

32px/dp

24px/dp

large2x-largeX

32 - 32 - 40

32px/dp

32px/dp

40px/dp

large2x-large3x

largerOnTablet

largerOnTablet são espaçamentos que aumentam no breakpoint de tablet e voltam ao valor inicial no desktop.

Ref
Breakpoint <700
Breakpoint ≥700
Breakpoint ≥1200
Token
16 - 24 - 16

16px/dp

24px/dp

16px/dp

base-largeX-base

Linear

linear são espaçamentos que mudam em todos os breakpoints de forma linear entre eles.

Ref
Breakpoint <700
Breakpoint ≥700
Breakpoint ≥1200
Token
16 - 24 - 32

16px/dp

24px/dp

32px/dp

base-largeX-large2x

24 - 32 - 40

24px/dp

32px/dp

40px/dp

largeX-large2x-large3x

32 - 40 - 48

32px/dp

40px/dp

48px/dp

large2x-large3x-large4x

40 - 48 - 60

40px/dp

48px/dp

60px/dp

large3x-large4x-large5x

48 - 60 - 72

48px/dp

60px/dp

72px/dp

large4x-large5x-large6x

linear são espaçamentos que mudam em todos os breakpoints de forma linear entre eles, sendo de 8 em 8 pixels ou 12 em

Paddings

Os paddings são usados para criar espaçamentos internos nos componentes, garantindo que o conteúdo tenha uma boa legibilidade e proporções adequadas. Eles ajudam a evitar que textos, ícones ou outros elementos fiquem "grudados" nas bordas, proporcionando um design mais equilibrado e confortável para o usuário.

Diretrizes Gerais:

  • Utilize paddings para espaçar o conteúdo interno de componentes, como botões, cards, modais, campos de formulário e seções.

  • Priorize a consistência visual: escolha valores de padding que se alinhem aos tokens definidos na escala de espaçamento do design system.

  • Adapte os paddings conforme o tamanho do componente ou contexto de uso:

    • Elementos pequenos: prefira valores menores como xSmall ou Small.

    • Elementos médios/grandes : utilize valores como Base ou Large.

    • Seções amplas (ex.: headers ou rodapés): considere xLarge ou superior, conforme necessário.

Nos componentes criados em nosso UI Kit por padrão já estará aplicado os paddings recomendados para cada tipo, por exemplo modais.

Atualizado